Começa hoje 20ª edição do Cinesul com abertura da mostra do diretor argentino homenageado Eliseo Subiela

programacao completa bxComeça hoje o 20º Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo no Rio de Janeiro. A edição de 2013 inicia com a exibição do longa documentário “Calafate, zoológicos humanos” às 15h30m, na sala 2 do CCBB. Já a abertura da mostra em homenagem ao diretor argentino Eliseo Subiela será às 19h, com a primeira sessão exibindo “Hombre mirando al sudeste”. Subiela, presente na abertura, conversa com o público após o filme. Também no domingo, dia 9, após a exibição de “Paisajes devorados”, às 17h30m, o cineasta argentino bate um papo com o espectador.

Esse ano, 72 produções de países latino-americanos e da Península Ibérica competem no Cinesul 2013 nas categorias ficção e documentário de longas, médias e curtas-metragens. São 16 longas-metragens e 56 curtas e médias-metragens nas mostras competitivas. Além da competitiva, 31 produções serão exibidas em duas mostras: Arte Cinesul e Cinesul Criança. O festival acontece até o dia 16 de junho no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM). O evento é gratuito e tem patrocínio do Banco do Brasil.

Programação para esta terça-feira (4 de junho):

CCBB Cinema 1

17h – Blackie: una vida en blanco y negro  107 min

De Alberto Ponce (2012) – longa documentário

Paloma Efron, mais conhecida como “Blackie”, foi uma das mulheres argentinas mais destacadas do século XX, principalmente pelas suas contribuições ao desenvolvimento da televisão. Poucos conhecem sua iniciação como cantora de jazz ou suas incursões no cinema e no teatro. Este documentário procura nos lembrar não só da imagem de uma jornalista singular mas do profissionalismo que manteve durante a sua longa trajetória, evocando-a através duma das suas habilidades mais destacadas: a conversação.

19h – Hombre mirando al sudeste  105min

Com Lorenzo Quinteros, Hugo Soto, Inés Vernengo (1988) – mostra Eliseo Subiela

Em um hospital psiquiátrico aparece um novo paciente que diz se chamar Rantés e que afirma ser um mensageiro de outro planeta que veio a investigar a “estupidez humana”. O Dr. Julio Denis se mostra cético sobre essa história, mas Rantés irá entrando em sua vida, fazendo-lhe duvidar se realmente está louco, e, sutilmente, o obriga a questionar sua vida e profissão. Muitos prêmios, entre eles Prêmio da Crítica do Festival dos Festivais, de Toronto, Canadá.

CCBB Cinema 2

15h30 – Calafate, zoológicos humanos  96 min

 

De Hans Mülchi Bremer (2011) – longa documentário

No final do século XIX, quatro grupos originários do Fim do Mundo foram exibidos em “Zoológicos Humanos” da Europa, numa ação autorizada pelo governo chileno. Foram fotografados, e seus corpos medidos por científicos. Adoeceram de sarampo, varíola e sífilis; vários morreram. O historiador Christian Báez e o documentarista Hans Mülchi reconstituíram os episódios, viajando aos lugares de exibição e encontrando assombrosos descobrimentos.

17h30 – Florbela  119 min

De Vicente Alves do Ó (2012) – longa de ficção

Um retrato íntimo de Florbela Espanca: não de toda a sua vida cheia de sofrimento, mas de um momento no tempo, em busca de inspiração. Uma mulher que viveu de forma intensa e não conseguiu amar docemente.

Mostra Eliseo Subiela

Eliseo Subiela, diretor de cinema argentino conhecido por seu “realismo mágico”, será o homenageado desta edição do Cinesul. Com mais de 20 filmes no currículo, Subiela ganha mostra especial com seis títulos: “Hombre mirando al sudeste” (1988), “El lado oscuro del corazón” (1992), “No te mueras sin decirme adónde vas” (1995), “No mires para abajo” (2008), “Rehén de ilusiones” (2010) e “Paisajes devorados” (2012).

Eliseo Subiela inovou o cinema argentino ao mostrar em suas obras mundos mágicos e lendas, sem descuidar das questões filosóficas e traçar minucioso perfil psicológico dos personagens. Entre os temas tratados estão os de ordem universal, como é o caso do amor, da loucura, da morte e do espiritual. Com seu filme provocativo, metafísico, mágico e talentoso, conseguiu originalidade e genialidade necessárias para estar entre os melhores diretores que surgiram na Argentina. Programação da mostra abaixo.

Terça-feira (4 de junho)

CCBB Cinema 1

19h – Hombre mirando al sudeste  105min • Sessão de abertura com Eliseo Subiela

Com Lorenzo Quinteros, Hugo Soto, Inés Vernengo (1988)

Em um hospital psiquiátrico aparece um novo paciente que diz se chamar Rantés e que afirma ser um mensageiro de outro planeta que veio a investigar a “estupidez humana”. O Dr. Julio Denis se mostra cético sobre essa história, mas Rantés irá entrando em sua vida, fazendo-lhe duvidar se realmente está louco, e, sutilmente, o obriga a questionar sua vida e profissão. Muitos prêmios, entre eles Prêmio da Crítica do Festival dos Festivais, de Toronto, Canadá.

Quarta-feira (5 de Junho)

CCBB Cinema 2

19h30 – El lado oscuro del corazón  127 min

Com Darío Grandinetti, Sandra Ballesteros, Nacha Guevara (1992)

Oliverio, um poeta “maldito”, percorre Buenos Aires com seus amigos boêmios, perseguido pela Morte. Seu único desejo é encontrar à mulher dos seus sonhos, que o entenda e o faça voar. Ganhou diversos prêmios, entre eles o Festival de Filmes do Mundo, de Montreal, Canadá, em 1992.

Quinta-feira (6 de junho)

CCBB Cinema 2

19h30 – No te mueras sin decirme adónde vas  130 min

Com Darío Grandinetti, Mariana Arias, Oscar Martínez (1995)

Leopoldo, projecionista em uma sala de cinema de Buenos Aires, leva anos tentado construir uma máquina capaz de gravar os sonhos humanos. Um dia consegue gravar um no qual se apaixona por uma mulher que viveu 110 anos atrás. Pouco depois, conhece essa mulher na porta do cinema onde trabalha. Chama-se Raquel e diz que ambos levam anos reencarnando e virando amantes.

Sexta (7 de junho)

 

CCBB Cinema 2

19h30 – No mires para abajo  85 min

Com Leandro Stivelman, Antonella Costa, Hugo Arana (2008)

Eloy é um adolescente que trabalha junto a seus pais. Seu trabalho consiste em distribuir lápides e figuras ornamentais nas sepulturas. Ao morrer seu pai, Eloy ve o tempo se acelerar, o que o levará a madurar em um mundo hostil e alheio. No caminho conhece Beatriz, uma jovem andaluz que, mediante o aprendizado de certas práticas sexuais, lhe permitirá aceder a regiões desconhecidas de seu espírito e da realidade. O filme ganhou o prêmio Glauber Rocha de melhor filme latino-americano pelo público no Festival Internacional de Montreal em 2008, prêmio do público para melhor atriz e ator na Mostra de Cinema Ibero-americana de Madrid e melhor diretor no XIII Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, em 2008.

Sábado (8 de junho)

CCBB Cinema 2

19h30 – Rehén de ilusiones  80 min

Com Daniel Fanego, Romina Ricci, Atilio Pozzobon (2010)

Pablo é um escritor de 60 anos que, por acaso, encontra-se com Laura, uma ex-aluna que agora tem 35. Ela estava apaixonada por ele quando era seu professor, na faculdade. Agora irromperá na vida de Pablo de forma ousada e ardente, fazendo-lhe redescobrir sua sexualidade e permitindo a ilusão de voltar a sua juventude.

Domingo (9 de junho)

CCBB Cinema 2

17h30 – Paisajes devorados  75 min. Sessão seguida de debate com Eliseo Subiela

Com Fernando Birri, Luz Subiela, Juan Manuel López Baio, Araceli Sangronis (2012)

Três jovens se propõem realizar um filme sobre um suposto diretor de cinema que reside em uma clínica em Buenos Aires. O homem desapareceu do circuito cinematográfico depois que uma jovem atriz foi assassinada, nos anos 60.

O Cinesul é fruto do trabalho da Pulsar Artes e Produção, empresa fundada pela pesquisadora e jornalista Ângela José do Nascimento, e agora dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.

Serviço:

20º Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo

De 4 a 16 de junho – Entrada franca

Locais:

CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Cinemateca do Museu de Arte Moderna – Av Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo

Classificação: 16 anos

Anúncios


Categorias:Cinema, Outros Festivais de Cinema

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: