TERCEIRA EDIÇÃO DO CINEMA PARA TODOS AMPLIA ATENDIMENTO COM SEIS NOVAS OFICINAS VIDEOINTERATIVIDADE

cinemaparatodosOficinas do programa já passaram por mais de 140 escolas do Estado, produzindo mais de 70 vídeos

 

A terceira edição do programa Cinema Para Todos (CPT) – uma iniciativa do Governo do Rio de Janeiro, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação – acaba de ser prorrogada até o mês de julho. A marca de 1 milhão de vales-ingresso utilizados ao longo de suas três edições, somada à exibição de cerca de 200 filmes nacionais, para alunos de mil escolas da rede estadual com a participação de mais de 2.000 educadores, refletirá também na realização de seis novas Oficinas Videointeratividade.

 

Já estão em andamento duas oficinas nos colégios estaduais Barão de Macaúbas e Johenir Viegas Henrique Viegas, localizadas nos municípios de São Fidélis e Itaocara, respectivamente. Em junho, serão realizadas outras quatro oficinas. De 3 a 14 de junho, a equipe do Cinema Para Todos passará pelo CIEP Brizolão 396 Luis Peixoto (Queimados), pelo Colégio Estadual Domires Machado (São Francisco de Itabapoana) e pelo Colégio Estadual São José (Cachoeiras de Macacu). Já os alunos do CAIC 1003 Dona Darcy Vargas, de Belford Roxo, terão a oportunidade de participar das oficinas de 17 a 28 de junho.

Realizadas nas escolas da rede estadual de ensino, as Oficinas Videointeratividade tiveram grande destaque em 2012 e já beneficiaram mais de mil alunos, de mais de 142 escolas de diferentes regiões do Estado. A formação promovida pelo CPT conta com 40h de aula. Durante as oficinas, os alunos produzem curtas-metragem documentais, que automaticamente são inscritos no concurso do próprio CPT. A votação para escolher o melhor curta produzido nas oficinas é on-line. Os vencedores serão conhecidos no final da terceira edição do programa, com direito a prêmios e festa de encerramento. Os vídeos produzidos no ano passado já podem ser vistos em: veja os vídeos e vote aqui!

Um dos destaques é o filme “No lixão com a câmera na mão”, realizado na Oficinas Videointeratividade de Caxias em 2012, selecionado para Mostra Geração do Festival do Rio 2012. O curta produzido pelos alunos do Instituto Educacional Governador Roberto Silveira, sob a orientação da Praga Conexões, concorreu com filmes de vários estados brasileiros e até de outros países.

O concurso premiará três escolas participantes das Oficinas Videointeratividade nas categorias Votação Popular e Curadoria. Na primeira, o premiado será o mais votado e melhor avaliado pelos internautas. Já na categoria Curadoria, serão contemplados dois vídeos eleitos por jurados da equipe do Cinema Para Todos. Cada vídeo vencedor receberá R$ 2 mil em equipamentos e será enviado a festivais de cinema no Brasil ao longo do ano. A entrega dos prêmios e o encerramento do programa acontecerão em evento no Rio de Janeiro, em agosto.

– O objetivo das oficinas é treinar o olhar crítico tanto de alunos como de professores e desenvolver habilidades relacionadas ao cinema. Os alunos podem criar, analisar e avaliar projetos audiovisuais e têm contato com diversos tipos de filme – explica Maria Pereira, da Praga Conexões, responsável pela realização das oficinas.

As oficinas são ministradas por um profissional da área audiovisual, com o suporte de três monitores (ex-alunos das Oficinas VideoInteratividade e de projetos parceiros de educação audiovisual). Para a produção dos vídeos, cada grupo recebe uma câmera fotográfica digital simples; uma filmadora handycam; um microfone semi-profissional; e um notebook para edição do vídeo. A utilização de celulares e câmeras digitais próprias é recomendada a fim de que reconheçam e se apropriem de suas ferramentas de comunicação cotidianas como recursos para a expressão audiovisual.

Somando 10 aulas, cada oficina conta com dois turnos de 4h. A primeira semana é dedicada à parte teórica e, a segunda, à produção do vídeo. Os alunos e educadores que participarem de mais de 80% das aulas receberão um Certificado de participação do programa Cinema Para Todos.

Anúncios


Categorias:Cinema

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: