Aliança Francesa de Botafogo exibe filme de Godard seguido de debate no dia 7 de junho às 19h

 

DUMA5311-1998NB01-728x444PROJEÇÃO DE ‘O DESPREZO’ É GRATUITA E FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO PARALELA DO ‘EXPO(R) GODARD’. PROFESSOR PATRICK PESSOA SERÁ O PALESTRANTE

 

No dia 7 de junho, às 19h, o auditório da Aliança Francesa de Botafogo se transforma em uma sala de cinema com a exibição do filme “O Desprezo” (Le Mépris, 1963), de Jean-Luc Godard, com Brigitte Bardot e Michel Piccoli. Como parte da programação de Expo(r) Godard – Viagens em Utopia, o evento é gratuito e, na sequência, será complementado pela palestra do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Patrick Pessoa, que está finalizando o livro “A História da Filosofia em 40 Filmes”.

 

Expo(r)Godard – Viagens em Utopia, faz parte de um projeto que foi visitado pelos parisienses, em 2006, no prestigioso Centro Georges Pompidou, com grande sucesso de público e crítica.  Além dessa exposição, acontecerá um ciclo de palestras, com conferencistas estrangeiros e brasileiros, para discutir a ampla produção da imagem contemporânea feita por Godard.

 

“A Aliança Francesa tem o prazer de fazer parte de um evento tão importante para a comunidade francófona do Rio de Janeiro. Não poderíamos ficar de fora”, comenta Yann Lorvo, delegado geral das Alianças Francesas do Brasil.

 

Expo(r)Godard – Viagens em Utopia

 

Com curadoria de Dominique Païni e Anne Marquez “Expo(r)Godard – Viagens em Utopia” acontece de 7 de maio a 7 de julho, no Oi Futuro Flamengo. A mostra enfatiza as três últimas décadas da produção de Jean-Luc Godard, o mais importante nome da Nouvelle Vague, movimento que, iniciado na França, mudou o cinema mundial nos anos 1960. Está organizada a partir de grandes temas, como o olhar autoral de Godard, a “pirataria” de imagens e a experimentação no cinema utilizando suportes diversos. Ocupa os três andares do Oi Futuro Flamengo com grandes projeções e totens interativos, além de uma mesa-vitrine com um livro confeccionado manualmente pelo próprio diretor e uma edição rara da revista Cahiers du Cinéma, objeto pessoal de Godard.

 

Pela primeira vez, o público brasileiro terá contato com um perfil mais completo de um dos maiores cineastas do nosso tempo. Os curadores são colaboradores do Centro Georges Pompidou, em Paris. “Godard é sempre uma referência, um dos mais inquietos criadores contemporâneos. Com esse projeto, o Oi Futuro busca mostrar a complexidade de sua obra de uma forma que nunca foi exibida na América Latina”, afirma Roberto Guimarães, diretor de Cultura do Oi Futuro.

 

Mais informações em:

 

http://www.exporgodard.com.br/

 

http://www.rioaliancafrancesa.com.br/index.php/artigos-agenda-cultural/107-exposicao-godard

 

Serviço

 

Expo(r)Godard – Viagens em Utopia (programação paralela na Aliança Francesa)

 

Filme O Desprezo / Le Mépris (1963) + palestra (em português) Patrick Pessoa

 

Terça-feira, 7 de junho, às 19h

 

Duração: filme 103min + palestra 90min em seguida

 

Auditório da Aliança Francesa de Botafogo

 

Endereço: Rua Muniz Barreto 730 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

 

Entrada franca (por ordem de chegada, sujeita à lotação do local)

Anúncios


Categorias:Artes, Cinema, Exposição

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: