Crítica – “Coco Antes de Chanel”

cocoposterAudrey Tautou estrela o filme  Coco Antes de Chanel (Coco Before Chanel, 2009) sobre a biografia de uma das estilistas mais influentes da história da moda. Gabrielle “Coco” Chanel que após ser abandonada pelo pai em um orfanato junto com a irmã Adrienne, e viveu na pobreza até ir trabalhar como cantora em um cabaret onde conhece o influente Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), com quem vai morar após se tornarem amigos.

Coco como era chamada pelos amigos, não era muito popular por se vestir de maneira simples e pouco feminina e por ter uma língua afiada além de ser bastante sarcástica.

Após sua irmã anunciar que irá deixar a dupla que formava com Coco no cabaret para se casar com um duque, Coco decide tentar a sorte em Paris se mudando para a mansão de Balsan.

19069647.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxEla causa estranhamento na sociedade da época ao se vestir a moda garçon (usando trajes masculinos) e ao abolir os espartilhos de suas criações dando as mulheres mais conforto assim como simplicidade e elegância.

Apesar dela nunca ter se casado, ela teve um caso com Arthur Capel ((Alessandro Nivola) que era casado mas não era apaixonado pela futura estilista.

Audrey Tautou foi a escolha perfeita para interpretar o papel título da cinebiografia sobre Coco Chanel. A atriz encarnou com perfeição os trajeitos da estilista francesa que com certeza revolucionou a moda com suas criações como a moda garçon já mecionada antes, camisas estilo marinheiro com listras além do pretinho básico entre outras famosas criações da estilista.

Dirigido por Anne Fontaine que também escreveu o roteiro do filme e distribuido pela Warner Bros, o filme mostra uma bela fotografia remetendo a belle époque que também é reconhecida pelos figurinos que chegaram a ser indicados em algumas premiações como o Oscar, Bafta mas foi somente no prêmio César que o filme levou a estatueta.

Apesar do filme não mostrar pontos importantes na trajetória da estilista, devemos nos ater que a história do longa é sobre os anos antes de Coco Chanel se tornar a estilista mais famosa do mundo da moda, mostrando da onde vieram suas influências, inspirações que a ajudaram em suas criações.

19069649.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxFicha Técnica

Gênero: Drama
Direção: Anne Fontaine
Roteiro: Anne Fontaine, Anne Wiazemsky, Camille Fontaine, Christopher Hampton
Elenco: Alessandro Nivola, Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Emmanuelle Devos, Marie Gillain
Produção: Caroline Benjo, Philippe Carcassonne
Fotografia: Christophe Beaucarne
Duração: 105 min.
Ano: 2009
País: França

Trailer:

Anúncios


Categorias:Cinema, Críticas, DVDs, Ficha Técnica, Moda, Mulher

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: