Figurinos de TV Parte I – Seriados

Figurinos de TV Parte I – Seriados

Finalmente resolvi escrever minha coluna falando dos figurinos na TV. Para esse especial irei dividir a coluna em duas partes. Uma falando sobre seriados e outra sobre novelas. Para essa primeira parte, começarei falando dos figurinos nos seriados. Assim como acontece no cinema, o figurino na TV também é um elemento importante para compor o personagem pois as roupas transmitem muito da personalidade do personagem.

Escolhi alguns seriados que acho que falam muito bem tanto de moda como da relação dos personagens com a moda sendo que nem todos os seriados escolhidos tem a moda como pano de fundo, mas seus figurinos chamam a atenção em um episódio ou outro e por isso acho que merece destaque.

Doctor Who

river-header

A série britânica mostra a cada temporada a cada personagem como um figurino pode definir a personalidade do mesmo. Como são muitos personagens, escolhi as companions das últimas sete temporadas para ilustrar um pouco da relação delas com a moda. No Caso de River Song que mescla bem um vestido sexy preto com um conjunto jeans e uma roupa de batalha a la Indiana Jones, afinal de contas ela é uma arqueóloga.

doctorwhoclaraoutfits

Já Clara Oswald começou com um vestido vermelho sexy para depois cair nos conservados vestidos de época do especial de natal. Mas não parou por aí não! Seu estilo despojado e único marcaram a personagem por conta de seus vestidos, botas e casacos, sem contar a inseparável bolsinha vermelha.

amy-header2

Amy Pond por ser uma das companions mais jovens até o momento, também tinha um estilo jovem de se vestir misturando uma moda grunge e também casual usando na maioria das vezes, mini saias bem curtinhas, tenis converse, jeans e couro alem de muitas camisas quadriculadas de flanela. O legal das roupas da Amy que dá para serem copiadas facilmente pois elas são facilmente encontradas em qualquer loja fast fashion da vida. Alias, muitas das roupas citadas nesse artigo também são mas as da Amy são roupas de fácil acesso por estarem sempre nas vitrines e nas ruas usado pelas adolescentes e mulheres que curtem o look despojado.

donna-header

O look de Donna Noble mistura um pouco de casual, romântico e até business. Quando conhecemos Donna ela usava um vestido de noiva e estava prestes a casar o que acabou não acontecendo naquela temporada. Mas quando ela é declarada a companion oficial da quarta temporada vemos ela usar muitos terninhos básicos formando um visual business para o ambiente de trabalho, afinal ela estava a procura de um emprego enquanto procurava pelo Doctor. Nos episódios seguintes, vimos ela usar vestidos de época (como no episódio da Agatha Christie), em um estilo retrô mas a personagem também usou roupas mais despojadas que incluiam muitos sobretudos, casacos, jeans , couro e botas.

martha-header

Alias parece que o couro domina as companions da série, Martha Jones é uma que usava e abusava do couro durante a terceira temporada. A personagem usava tanto casacos de couro que parece que ela nem mudava de roupa especialmente o casaco de couro vermelho que foi sem dúvida nenhuma a marca registrada da personagem.

rose

Rose Tyler, a primeira companion da nova geração da série iniciada em 2005, misturava bastante estilos mas jovial mas bastante casual.  Não tanto quanto o de Amy Pond, mas que lembra mais o começo da década de 2000 com muito jeans, couro, casacos moletom com capuz, t-shirts e tênis. Quem não lembra da camisa com a bandeira da Inglaterra ou a jardineira que ela usava quando conhece a Rainha da Inglaterra? Estilo único mas mesmo assim bastante despojado e também fácil de compor.

2013-08-037

O próprio Doctor tinha um estilo só seu ao longo dos seus 50 anos de existência da série, mais de 900 anos de idade e indo para a sua décima segunda encarnação, cada personagem tem seu estilo único o que várias vezes foi questionado pela encarnação nova como aconteceu quando o 10 encontra o 5. De qualquer forma, focando mais nas últimas três encarnações interpretadas por Christopher Ecleson, David Tennant e Matt Smith, cada um tinha o seu estilo. Enquanto que o Doctor número 9 tinha um visual mais despojado com o seu jeans, boots e casaco de couro, o Doctor 10 tinha um visual mais clássico com seus ternos listrados azul ou marrom (que variavam de cor dependendo se o episódio se passava no futuro ou no passado) além do seu inseparável sobretudo marrom e tenis All Star Converse. Já o Doctor 11 que é louco por gravatas borboletas por serem legais, tem um estilo ainda mais clássico e retrô que o 10 que são completadas com suspensórios, coletes, botinhas, sobretudos e casacos sociais, dando um ar meio anos 60, década em que a série foi criada, relembrando também um pouco o visual do primeiro Doctor.

captainjack-header

O estilo do Capitão Jack Harkness certamente melhorou muito de Doctor Who para Torchwood, série derivada de DW. O personagem  futurista que anteriormente usava muito couro e jeans, e camisetas brancas apertadas. Depois de ser esquecido pelo Doctor no século 18, seu estilo muda radicalmente por conta das roupas da época fazendo ele adotar um estilo mais clássico para o personagem que começa a usar suspensórios e sobretudos que viram basicamente seu uniforme em quase todos os episódios. O look é completado por uma camisa social que ele usa sempre com a gola aberta e sem gravata, dando um ar mais despojado e por que não dizer, rebelde ao personagem que ainda usa uma camisa branca por baixo da camisa, provavelmente por conta do frio que faz em Cardiff onde Torchwood se passa e onde a série também é rodada.

Gossip Girl

jenny-humphrey-style-retrospective

Saem modelos práticos e facéis de achar por preços acessíveis e entram roupas de grife nas próximas series a serem comentadas. Um exemplo disso é Gossip Girl. Grifes famosas como Oscar de La Renta, Gucci, Mochino e Carlos Miele eram algumas das marcas que vestiam as meninas do Upper Weast Side. Alguns dos personagens tiveram uma evolução fashion ao longo do seriado, que foi o caso de Jenny Humpfrey interpretada por Taylor Momsey. Alias, enquanto a Little J ia crescendo e incorporando um visual mais adulto, rocker e rebelde, o mesmo acontecia com a jovem atriz depois de entrar para a banda The Pretty Reckless.

preppy-blair-gossip-girl2_thumb[1]

Eric Daman, figurinista de “Gossip Girl”consegue combinar bem cada peça de roupa com a personalidade de cada personagem.  Segundo dados da série, Gossip Girl possui 10 mil peças de roupa, 1,2 mil pares de sapato, 500 bolsas, 200 enfeites de cabeça e 300 colares. O estilo de Blair é um dos mais invejados com toda certeza. Fã de Audrey Hepburn, a personagem tem um estilo que mistura ícones hollywoodianos e usa e abusa de vestidos tubinhos, lenços de cabeça, luvas, meias coloridas, sobretudos e chapéus.

serena season 1

O estilo de Serena é mais despojado e descompromissado que o de Blair, talvez pela personagem ser mais relaxada. O que vemos em serena são muitas calças skinny jeans, mini saias e shorts, botas e casacos de couros além de muitos vestidos glamourosos escolhidos especialmente para os eventos realizados pelas It Girls de New York. O cabelo quase sempre bagunçado, compõe o look da personagem que diferente da melhor amiga, não é tão perfeccionista na hora de se vestir e preza para o conforto.

2013-08-036

 O personagem masculino mais estiloso de Gossip Girl sem dúvida nenhuma era Chuck Bass. Com um estilo mauricinho com street wear alinhado a moda de colégios tradicionais, o personagem sempre teve um estilo único que mostrava ternos multi coloridos, gravatas borboletas, tenis que usava com alguns dos ternos, cachecois, gravatas, lenços, suspensórios e óculos escuros.

The Carrie Diaries 

annasophia-1-z

The Carrie Diaries que mostra a adolescência da personagem Carrie Bradwshaw de Sex and the City mal estreou na CW e já veio provocando as fashionistas com os looks dos anos 80 algumas vezes sofisticados, outras vezes exagerados demais. Uma coisa é certa. Carrie se vestia melhor quando jovem do que como adulta. O estilo fashionista da personagem foi desabrochando ao longo da primeira temporada, especialmente depois que ela foi trabalhar em uma revista de moda e ganhou seu primeiro par de Manolo Blahniks. Eric Daman que também foi figurinista de “Sex and the City” e “Gossip Girl” é o responsável pela escolha dos figurinos das personagens. O guarda roupa de Carrie faz um estilo meio retrô da década de 60/70 por conta de várias roupas terem pertencido a mãe da protagonista. Ela combina com bastante a personalidade romântica e sonhadora da personagem com  o estilo presente em vestidos florais, meias calças rendadas e casacos coloridos deixando os belos cabelos cacheados soltos na maioria das vezes.

carriediaries-larissa

Já Larissa, chefe de Carrie interpretada por Freema Agyeman, seu estilo é o mais despojado, louco e espalhafatoso possível combinando bem com a personalidade da personagem. Larissa usa e abusa de cores chamativas, estampas das mais variadas desde das de animal print até as étnicas, passando pelas geométricas.

Ugly Betty

2013-08-031

Em apenas quatro temporadas, o estilo de Betty foi melhorando bastante em Ugly Betty. Para quem começou no piloto da série usando um poncho chamativo a roupas de caráter duvidoso que sempre acabavam sendo zoadas por Amanda e Marc, as evil bitches do Mode, o estilo da jornalista-secretária foi aflorando ao longo da série. Tá certo que a série também tinha um teor bastante fantasioso, chamativo e colorido e isso se via claramente nas roupas de alguns dos personagens. E Betty era uma delas. Usando sempre cinto,s bolsas e casacos multi coloridos, combinados com enormes broches, o estilo da personagem melhorou bastante até que na última temporada ela já tinha um visual mais clean e comportado.

2013-08-033

Betty não era a única responsável por usar roupas coloridas na série. Marc e Amanda também abusavam disso. Enquanto que Marc usava alguns ternos muitas vezes comportados muitas vezes cheguei demais, já Amanda usava e abusava de vestidos colados, muitas vezes curtos e com decotes, basicamente pra chamar a atenção de Daniel.

Pushing Daisies

2013-08-035

Já em Pushing Daisies, o visual multi colorido visto na trama e na fotografia também poderia ser notado no figurino dos personagens que esbanjavam vida (mesmo sendo um seriado em que o tema principal era a morte) . Um dos visuais mais lindos da série sem dúvida nenhuma era de Chuck que usava figurinos clássicos da década de 50 com muitos vestidos florais, de renda, chapéus e óculos escuros que ajudavam a compor o look da personagem.

Drop Dead Diva

jane-ddd

Drop Dead Diva veio para provar que você não precisa ser magra para ser estilosa. A personagem plus size Jane consegue compor looks fabulosos nos tribunais e fora deles sem perder o glamour. Usando na maioria das vezes terninhos sóbrios, a personagem muitas vezes alterna os mesmos que ela usa mais quando está defendendo algum caso nos tribunais, para vestidos com cores mais alegres que muitas vezes são completados por jaquetas, casacos ou tailers.

Glee

glee-rachel

Para os figurinos de Glee, escolhi apenas uma personagem. Um dos figurinos que acho que se destaca bastante que é o de Rachel que sempre gostou de usar roupas típicas de colegial estilo preppy girl. Com meias sete oitavos, mini saias, alem de sempre ter abusado das estampas quadriculadas mas que gosta de alternar com vestidos com ou sem estampas incluindo um casaco por cima para compor o look.

Once Upon a Time

2013-08-034

Atire a primeira pedra quem não é completamente apaixonado pelos looks dessa série, especialmente dos apresentados no mundo dos contos de fadas. Dos looks inspiradores da Rainha Malvada/Regina e da Branca de Neve passando pelas outras princesas da série como Belle, Chapeuzinho Vermelho, Cinderella, Bela Adormecida entre outras. Mas para esse post resolvi focar somente nas roupas da Rainha Malvada e Branca de Neve que tem as roupas mais lindas da série, especialmente quando são mostrados os flashbacks da floresta encantada. O estilo da Rainha Malvada/Regina varia um pouco do mundo real para o mundo encantado mas ele mostra a personalidade forte e sombria da personagem em ambos os mundos. Enquanto que como Regina Mills no mundo real, a personagem usa e abusa de terninhos por conta de seu cargo como prefeita de Storybrooke, na Floresta Encantada, ela usa vestidos que dão um tom completamente diferente a personagem, um tom bem mais sombrio, malévolo e ao mesmo tempo real já que ela é uma rainha. Chapéus, vestidos longos, maquiagem pesada, coroas, tiaras, corpetes, botas sem esquecer de usar e abusar do preto assim como o vinho, vermelho e cores sombrias.

Once Upon a Time-002

Já para Branca de Neve (e eu vou focar somente na personagem do mundo encantado e não na Mary Margareth), notamos que ela já é o contrário da Rainha Malvada para a escolha de suas roupas. Como princesa e futura rainha, ela usa bastante as cores brancas e creme, fugindo do padrão azul, vermelho e amarelo que estamos acostumados em ver na personagem.  O Branco certamente alem de ser um oposto as roupas de Regina é também um elemento importante por conta do nome da personagem que é pura e boa de coração ao contrário de sua madrasta. Em sua fase rebelde quando fugia dos caçadores da Rainha, ela usava bastante roupas de couro com coletes de pêlo.

Então é isso. Em breve postarei a segunda parte da coluna em que falarei sobre os figurinos de novelas brasileiras. Aguardem e até lá!

Anúncios


Categorias:Últimas Notícias, Colunas, Louise Duarte, Moda, Mulher, Seriados, TV

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

1 resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: