Review do episódio #5.09 de Breaking Bad

S5walt

 

E «Breaking Bad» retorna em grande estilo com o episódio «Blood Money», que marca a estreia dos últimos oito episódios da série.

O thriller de drama e crime volta com um novo flashforward. Agora é a sequência do teaser mostrado no primeiro episódio da quinta e última temporada. Depois de vermos um Walter White (Bryan Cranston) aos farrapos, barba e cabelos crescidos, deixar uma lanchonete no seu 52º aniversário, ele segue com o rifle M60 automático no porta-malas do carro para seu antigo endereço. A casa dos White agora está abandonada e cercada por aviso para manter distância. Ele entra, pega o veneno de ricina escondido na tomada do quarto, e olha seu reflexo deformado no espelho. Após, ele sai e cumprimenta a vizinha, que, chocada, reage mal ao inesperado encontro.

No presente, exatamente como acabou o episódio precedente, na casa dos White, Hank (Dean Norris) fica atordoado ao descobrir que Walt pode ser Heisenberg. Ele então avisa Marie (Betsy Brandt) que não se sente bem, e depois de mal se despedir de Walt, Skyler (Anna Gunn) e Junior (RJ Mitte), vai embora com a esposa, não sem antes esconder e levar junto o livro que Gale (David Costabile) deu a Walter, prova cabal de que o cunhado talvez seja o criminoso que tanto procurava. Em casa, Hank confronta a caligrafia de Gale com as anotações do superlaboratório de Gustavo Fring (Giancarlo Esposito), e não tem mais dúvidas: o cunhado é Heisenberg. Ele então mergulha desenfreadamente na investigação de todos os casos envolvendo o narcotráfico na região, mandando uma equipe trazer todos os arquivos para que possa se ocupar discretamente do trabalho de sua própria casa.

Enquanto isso, Jesse (Aaron Paul) não consegue lidar com o peso na consciência pela morte de um garotinho pelas mãos de Todd (Jesse Plemons) logo após o roubo do carregamento de 24,000 galões de metalamina, e aliado ao fato de que não tem dúvidas de que Walt matou Mike (Jonathan Banks), decide procurar Saul (Bob Odenkirk), a fim de que este se encarregue de entregar a metade dos 5 milhões de sua parte na venda do produto a Declan (Louis Ferreira) para a família do garoto morto e a outra metade para a neta de Mike, acreditando se tratar de dinheiro manchado de sangue com o qual não pretende ficar.

Ao descobrir o que Jesse fez, Walt aparece logo após uma sessão de quimioterapia, e devolve todo o dinheiro deixado no escritório de Saul, para então tentar fazê-lo acreditar que Mike não está morto, e que eles devem seguir em frente. Jesse apenas finge que concorda e fica com os 5 milhões, para depois, tarde da noite, jogar maços do dinheiro num bairro pobre.

No lava a jato, Walt sugere a Skyler a aquisição de mais uma empresa para a lavagem do dinheiro, e Lydia (Laura Fraser) aparece numa tentativa de fazê-lo voltar aos negócios, sob a alegação de que a qualidade da mentanfetamina que está vendendo agora é de apenas 68%, e que ele pode ter problemas. Ele então lhe diz que isso não é problema seu, e ela vai embora. Confrontado por Skyler, Walt revela do que se trata, e ela vai atrás da executiva e a expulsa, exigindo que nunca mais apareça.

Em casa, Walt sai da mesa de jantar, o que deixa Skyler ligeiramente desconfiada, e passa mal no banheiro. Fica evidente que o câncer voltou e que mais uma vez ele esconde a verdade da família. É nesse momento, ainda, que ele percebe que o livro dado por Gale não está mais onde deixou. Desconfiado que a suposta indisposição de Hank tem alguma coisa a ver, ele ainda descobre um rastreador escondido na lataria do carro.

No dia seguinte, na casa de Hank, mais carregamentos de arquivos chegam, e Walt aparece para saber se ele está bem. O cunhado, no entanto, é evasivo, mas antes de ir embora, o químico o confronta mostrando o rastreador que encontrou escondido no carro. Hank então fecha a porta da garagem e o esbofeteia, revelando saber que ele é Heisenbeg, acusando-o apenas de alguns dos crimes que cometeu. Walt diz que o câncer voltou, e que mesmo que ele vá a julgamento, não viverá tempo suficiente para ir para a prisão. Hank racionaliza e pede então que ele traga Skyler e as crianças para sua casa para que possam conversar, e Walt diz que isso não vai acontecer, ao que o cunhado lhe devolve com a assertiva de que não sabe com quem de fato está falando, para então o químico retrucar no sentido de que se ele tem alguma dúvida, deve então pegar leve.

Se até então tínhamos alguma dúvida de que o sujeito de boa índole que caiu no mundo do crime para prover sua família após sua morte poderia alguma dia encontrar redenção, agora ficam diversas dúvidas. Vince Gilligan definitivamente não brincou quando disse que a quinta e última temporada seria quando «Mr Chips se transforma em Tony Montana». Na primeira parte da temporada, Walt foi mostrado não mais como o anti-herói, o sujeito repleto de justificativas para seu comportamento, e que tanto quanto Jesse, sofria a cada passo mal pisado na desenfreada e desastrosa carreira como criminoso. O último episódio da quarta temporada e o início do quinto ano são a comprovação de que Walt se tornou definitivamente um vilão.

Agora, no entanto, e na reta final, Walt aparece como um sujeito mudado e decidido a deixar a criminalidade de lado. Ele retomou as rédeas de sua vida, e reconquistou seu lugar de respeito na família. Sabemos, porém, que há sempre a sombra de Heisenberg por perto, e talvez a volta do câncer seja a «recompensa» que ele esperava para quebrar novamente. Como se ainda não bastasse, o medo desconcertado de Jesse, ciente do que ele é capaz de fazer, aliado ainda à insegurança de Skyler, e agora à descoberta de Hank e o que pode ser futuros problemas com os distribuidores de Lydia, talvez seja o início do último ciclo de reações a todos os atos causados pelo químico ao longo de sua carreira criminosa.

Anúncios


Categorias:Danielle Lenzi, Seriados

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: