Muito Barulho Por Nada no Cinema e no Teatro

2013-08-17Aproveitando que o filme novo de Joss Whedon Muito Barulho Por Nada está chegando aos cinemas semana que vem (em breve postarei a minha crítica sobre o filme.), resolvi postar a minha coluna dessa semana falando de outras produções da famosa peça de William Shakespeare.

A princípio se você perguntar a qualquer pessoa sobre a adaptação da peça ou mesmo se procurar no Google a respeito, a maioria das buscas irão encontrar artigos ou imagens relacionadas ao filme de 1993 de Kenneth Branagh. Mas a peça teve outras diversas adaptações feitas para a TV e para o cinema que são pouco conhecidas do grande público. Uma delas estrelada por Maggie Smith. Enquanto que no teatro, a peça teve uma adaptação em 2011 encenada por David Tennant e Catherine (ambos de Doctor Who) em Londres.

Confiram as versões de Muito Barulho Por Nada já conferidos pelo Tabula Rasa !

much_ado_about_nothing93Muito Barulho Por Nada (Much Ado About Nothing, 1993).  Dirigido e atuado por Kenneth Branagh em 1993, traz ele e Emma Thompson como o casal principal Benedict e Beatrice. O filme é divertido, romântico e tem ótimas atuações do grande elenco que ainda inclui Keanu Reeves, Denzel Washington, Michael Keaton, Robert Sean Leonard entre outros. A fotografia também é belíssima e o filme por ser um filme de época mostra os diálogos originais de Shakepeare casarem bem com os figurinos e cenários do filme. Uma ótima adaptação que completou 20 anos nesse ano e que ainda vai ficar marcado na mente de muita gente como a sua versão favorita da peça.

Much-Ado-About-Nothing-Posters-david-tennant-22089361-300-481Muito Barulho Por Nada (Much Ado About Nothing, 2011) a adaptação de 2011 para os palcos britânicos teve por sua vez David Tennant e Catherine Tate (ambos atores conhecidos da série Doctor Who) interpretarem Benedict e Beatrice. A peça mistura os diálogos originais de Shakespeare com um toque moderno onde podemos ver não só nos figurinos dos mais variados mostrando se tratar do mundo moderno, mas os personagens bebendo e fumando além de acessórios de cena como teclados de brinquedo e gravadores. A peça que é mais conhecida do público britânico e obviamente de fãs de Doctor Who também está bem fiel ao texto original mesmo com a adaptação moderna e com alguns exageros nas cenas cômicas feita pelos atores principais, mas isso não muda em nada o fato deles terem pego bem a essência de seus personagens especialmente Tennant que tem intimidade com Shakespeare (alem dessa peça ele já atuou em Hamlet, Romeo & Julieta, The Comedy of Erros alem da peça perdida de Shakespeare Love’s Labour Lost. Esse ano ele estreia outra produção de Shakespeare com Richard II.) A peça pode ser conferida no site: http://www.digitaltheatre.com/production/details/much-ado-about-nothing-tennant-tate

much-adoMuito Barulho Por Nada (Much Ado About Nothing, 2013), de Joss Whedon e estrelado por Alexis Denisof e Amy Acker como Benedict e Beatrice. O filme que está sendo apresentado nos festivais como “Indie Se Encontra com Shakespeare” por ser uma produção independente (Joss rodou o filme em 12 dias usando sua casa como locação e tendo ajuda de amigos que trouxeram figurinos e suas atuações para as telas) filmada em preto e branco, usando figurinos modernos mas que mesmo assim ainda manteve o diálogo original da peça, sem precisar modernizá-lo também.

Anúncios


Categorias:Últimas Notícias, Cinema, Colunas, Louise Duarte, Teatro

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: