Review do episódio #5.10 de Breaking Bad

the-future-does-not-look-bright-for-walter-and-jesse

Depois dos eventos sucedidos no episódio anterior, «Breaking Bad» segue com «Buried», consolidando a quinta e última temporada da série como a melhor de todas.

teaser mostra um morador de Albuquerque que acorda em plena madrugada e encontra um dos maços de dinheiro atirados pela rua por Jesse (Aaron Paul) ao final de «Blood Money». O sujeito encontra mais alguns maços, e vai seguindo uma trilha até um parque, onde encontra um carro abandonado e Pinkman estendido e apático num gira-gira.

O episódio segue dando continuidade ao último grande acontecimento havido nos instantes finais do capítulo de estreia da segunda metade da temporada, com Walter (Bryan Cranston) saindo da garagem da casa de Hank (Dean Norris). No meio da rampa, entre o carro e a porta automática, o químico se vira para ver o cunhado, mas os dois não trocam mais qualquer palavra, e Hank fecha a porta. Mais do que depressa, Walt sai com o carro para a rua, e liga apressadamente para Skyler (Anna Gunn), na tentativa de avisá-la do ocorrido, prevenindo-a de qualquer abordagem do cunhado, mas ele não consegue qualquer contato com a esposa, ao que vê Hank sair da garagem falando ao telefone celular com alguém, e descobrimos que é com a própria.

No lava a jato, Walt entra desesperado no escritório de Skyler, para então descobrir que ela saiu sem avisar para onde, e na sequência a vemos encontrando com Hank num restaurante. O clima é tenso, mas Hank é bastante gentil e atencioso. Ele se mostra totalmente empático à situação, enquanto Skyler permanece muda, revelando que entende agora os motivos para ela ter mergulhado na piscina a ponto de quase se afogar no início da temporada, ou ter pedido a Marie (Betsy Brandt) que os filhos ficassem em sua casa por algum tempo. Skyler permanece na defensiva, e quando Hank revela que Walt lhe disse que o câncer voltou, surpreendendo-a, que precisa prendê-lo o quanto antes e coloca um gravador sobre a mesa para que ela relate os fatos a partir do momento em que descobriu a verdade sobre o marido, ela reage e diz que deve falar com um advogado primeiro. Hank insiste que milita a seu favor, mas ciente de que sua cumplicidade e os eventos que envolvem o dinheiro e o acidente com Ted Beneke (Christopher Cousins) a comprometem, Skyler tem uma crise e vai embora.

Mais tarde, Kuby (Bill Burr) e Huell (Lavell Crawford) invadem o depósito onde Skyler armazena todo o dinheiro de Walt. Os dois se deitam sobre a pilha e cogitam fugir para o México. Enquanto isso, no escritório de Saul (Bob Odenkirk), Walt relata todo o ocorrido, e quando recebe uma ligação de Skyler, o advogado o previne de não atender, sob a justificativa de que a ligação pode estar grampeada pelo DEA. Os dois não conseguem contatar Jesse, e quando Saul sugere a Walt mandar Hank para o mesmo lugar que mandou Mike (Jonathan Banks), o químico se enfurece, dizendo que ele é família, e não fará nada contra ele. É quando Kuby e Huell chegam com um carregamento contendo o dinheiro de Walt (e fica a dúvida se é todo ele quando os dois se entreolham, pois nem mesmo Skyler sabia quanto havia lá), e o químico deixa a parte de Saul para então seguir rumo ao deserto, onde o enterra, memorizando as coordenadas de latitude e longitude para sua localização.

Paralelamente, Skyler está agitada em casa, e não consegue encontrar Walt em parte alguma, deixando inúmeras mensagens no seu telefone celular. É quando Marie bate à porta, e pela janela, ela vê Hank frente à calçada. Desesperada, e considerando a hipótese de fugir, ela olha para Holly (Elanor Anne Wenrich) no berço, e decide atender a irmã, não sem antes a advertir de que não quer que Hank entre. Marie concorda, e as duas ficam frente a frente. Skyler não consegue conter as lágrimas enquanto a irmã lhe questiona acerca das suspeitas de Hank, e a cada soluço, Marie vai se convencendo da verdade. Quando questionada se sabia no que Walt estava envolvido antes do tiro que quase matou Hank (no episódio «One Minute», da terceira temporada), Skyler pede desculpas, e Marie a esbofeteia para então dizer que o cunhado não vai se livrar da cadeia. Antes de sair, Marie pega Holly e se prepara para levá-la junto, ao que Skyler interfere, e as duas discutem feio, para então Hank intervir e ordenar que Marie deixe a criança.

Tarde da noite, Walt chega em casa, e Skyler o questiona onde esteve o dia todo, deduzindo pela sujeira em suas roupas que ele enterrou o dinheiro no deserto. Desesperada, ela diz que não revelou nada a Hank, e o marido cai inconsciente no chão do banheiro, para acordar somente no dia seguinte. Skyler então revela saber que o câncer voltou, e ele lhe confronta, dizendo saber que ela fez um acordo com Hank, mas admite que pretende se entregar desde que ela prometa que vai guardar o dinheiro para as crianças. Skyler então lhe diz que o que Hank tem são apenas suposições, e que eles devem ficar calados a partir de então, aliando-se finalmente a ele.

No dia seguinte, Lydia (Laura Fraser) se encontra com Declan (Louis Ferreira) no deserto no local onde é produzida a metanfetamina, e o confronta sobre a qualidade do produto, o que está comprometendo seus negócios na República Tcheca. Ela insiste que ele volte a trabalhar com Todd (Jesse Plemons), o qual aprendeu a técnica de produção com o próprio Heisenberg e consegue um grau de pureza maior, mas Declan descarta a hipótese sob a assertiva de que não confia no rapaz. Ela então faz vistoria do laboratório subterrâneo, e alguém avisa Declan de que há algum problema. Sozinha, Lydia verifica seu telefone celular, e se esconde num canto, quando então vários tiros são disparados na superfície. Todd aparece e a ajuda a sair. Ele e a gangue de mercenários de seu tio dizimaram todo o grupo de Declan a mando de Lydia.

Determinada, Marie quer que Hank prenda Walt, e insiste que ele leve o caso para o DEA investigar, mas ele rebate dizendo que não pode trabalhar com meras suposições, e que só vai compartilhar com o departamento quando tiver provas concretas, e que a prisão de Walt será a última de sua carreira, eis que pretende se aposentar na sequência em virtude da vergonha que o caso lhe causará. Marie então lhe questiona se alguém mais no departamento descobrir a verdade, e ele não revelar nada antes, ele estará implicado e poderá ser preso, mas Hank não lhe dá resposta.

No escritório, Hank descobre que Jesse está detido, e vai até o local onde ele está sendo interrogado. Ainda apático, Pinkman está mudo e não reage a qualquer interrogação acerca do dinheiro espalhado pela cidade, e os investigadores, convencidos por Hank de que ele tem assuntos pendentes com Jesse e que pode fazê-lo falar alguma coisa, permitem que ele entre na sala de interrogatório, e o episódio acaba.

Agora, mais do que nunca, «Breaking Bad» converge para um ponto sem volta para os seus personagens. A seis episódios do grande final, Vince Gilligan consegue amarrar a história de uma forma em que ficamos com a agonizante certeza de que não sabemos como isso tudo vai acabar. Walter brincou com a sorte e acabou sendo descoberto, mas como Skyler muito bem ponderou, as assertivas de Hank, sem provas, não passam de suspeitas. Contudo, ainda que o químico tenha agora a seu lado a esposa, mesmo que sua aliança seja mais por medo em virtude dos crimes que também cometeu, agora existe a possibilidade de Jesse abrir a boca para o DEA. E sabendo que o rapaz não anda lá bem da cabeça em decorrência de todos os traumas sofridos nos últimos episódios e a terrível certeza que o atormenta de que Walt se tornou um ser frio e impiedoso, se algum dia não tínhamos dúvidas acerca de sua fidelidade ao químico, agora já não há mais tanta certeza.

Mas ainda tem muito chão pela frente, e Lydia, que volta no episódio para mostrar que a afirmação de Mike a Walt de que ela é significado de grandes problemas começa a se revelar verdadeira, aliado ao grupo de assassinos liderados pelo tio de Todd, podemos ter a convicção de que a vida de Walt poderá ficar ainda mais complicada nos próximos episódios.

Anúncios


Categorias:Danielle Lenzi, Seriados

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: