Autora Roxane Norris confessa que na hora de escrever gosta mesmo de romance sobrenatural

SLN-Niterói-42Roxane Norris é autora, editora e também arquiteta. Leitora compulsiva de livros e mangás, já perdeu a conta de quantos leu.

Apaixonada por Jane Austen, principalmente ‘Orgulho e Preconceito’. Gosta de ler romances de época como, ‘O Conde de Monte Cristo’ de Alexandre Dumas, assim como histórias de mistério. É fã declarada de Agatha Christie e de Sir Arthur Connan Doyle, o criador de Sherlock Holmes.

Como romancistas tem dois livros publicados, ‘Immortales’ e ‘Youkai’, que lançou na Semana do Livro Nacional 2013; e irá lançar na Bienal do Livro Rio 2013 seu terceiro romance, ‘Volkodlák’. Como contista participou da antologia ‘Versos Vampiricos’ e ‘Anno Domini’, além de participar da coleção ‘Um Conto e “.” (“ponto”)’. Também é uma das autoras convidadas da antologia ‘Contos Secretos’, um projeto que tem o apoio do Tabula Rasa e que em breve terá detalhes divulgados.

‘Immortales’ foi o primeiro romance que a autora publicou, lançado na Bienal do Livro SP 2012 e se destacou entre os livros nacionais de literatura fantástica, por seu conteúdo sobrenatural também conter doses de erotismo e ação, o que o tornou atrativo tanto para o público de jovens adultos brasileiros, como para os fãs de histórias sobrenaturais já maduros.

A autora estará na bienal carioca no dia 7 de Setembro, sábado, lançando ‘Volkodlák ‘, mas confirmou ao Tabula Rasa que fez uma entrevista exclusiva com Roxane Norris, que estará diariamente no estande da Editora MODO, Rua P 14, Pavilhão Verde do Riocentro.

TABULA RASA: O que te levou ao mundo da literatura?

ROXANE NORRIS: O incentivo dos amigos e familiares, após escrever inúmeras fanfics e ter que criar histórias paralelas entremeando à trama original. Isso me deu uma certa bagagem.

TABULA RASA: Escreve somente quando inspirada? Como exatamente cria seus personagens e histórias? Tem gênero favorito para escrever?

ROXANE NORRIS: Na maioria das vezes, sim. Mas confesso que, depois que inicio uma história, tenho por hábito me obrigar a escrever algumas linhas por dia para não perder o pique. Vou seguindo meus instintos e pesando os elementos que a trama deve conter, montando meus personagens. E, sim, eu tenho meu gênero favorito: romance sobrenatural.

TABULA RASA: Em meio a febre vampiresca, lançou ‘Immortales’ que se destaca por não seguir a linha dos romances no mercado. Escreveu-o pensando em fazer algo diferente, mesmo com os lendários bebedores de sangue, ou aconteceu?

ROXANE NORRIS: Pois é, fantástico no Brasil não dá muito IBOPE, mesmo no BOOM que houve ano passado. Os que se destacaram, acabaram sendo os relativamente parecidos com as produções estrangeiras, e acabou gerando a ideia de que todo fantástico tinha essa linha e qualidade. Para quem escrevia algo um pouco diferente não foi bom, porque ganhou rótulo e, logo depois, a onda passou. Eu sinceramente gosto de escrever sobre criaturas sobrenaturais e não pretendo mudar, pretendo me aventurar nos romances florzinhas, que é uma àrea pouco explorada no Brasil depois que a Nova Cultural caiu… Ainda assim, é mais um gênero que sofre preconceito. Acho que gosto de uma causa perdida.

 TABULA RASA: Tem algum personagem favorito em suas histórias?

ROXANE NORRIS: Tenho. Os secundários. Sempre foram meu xodó em fics, porque eram eles que eu pegava da trama principal para criar um mundo paralelo. E acabam se tornando meus xodós também em minhas tramas. Tenho dois exemplos lindos, o András, de ‘Immortales’, e Aiden de ‘Volkodlák’; suas histórias se ampliaram por conta desse carinho que tenho por eles ao ponto de desenvolver livros para ambos.

 TABULA RASA: Acredita que independente de críticas, o que importa é a conquista de fãs, quando o assunto é vendas de livros? Como lida com as críticas?

ROXANE NORRIS: Totalmente, ou eu já teria abandonado a escrita. *risos* Nunca fui criticada diretamente e nem sei se isso é bom ou ruim. Porém, acredito que ninguém tem a obrigação de gostar do que eu escrevo, nem eu tenho a obrigação de escrever o que não gosto. Não saberia passar sentimentos em outro tipo de trama. Acho que esse respeito mantém as coisas no lugar.

 TABULA RASA: Na Bienal RJ irá autografar seu recente lançamento, o livro ‘Youkai’, que diferente do seu primeiro romance tem anjos e demônios como tema. A história tem alguma ligação com o universo fantástico de ‘Immortales’?

ROXANE NORRIS: Nenhuma. Meus os livros possuem tramas e bases diferentes. ‘Youkai’ tem uma proposta mais leve e cômica, fugindo novamente do usado comumente no tema relacionado a anjos que envolvem profecias e apocalipses. Eu realmente pensei em fazer algo que destoasse do comum, porque escrevo num gênero em que a maioria das histórias se parecem. Então estou sempre fugindo.

 TABULA RASA: Também lançará outro livro esse ano, na Bienal do Livro Rio 2013, o ‘Volkodlák’; isso após lançar ‘Youkai’ na Semana do Livro Nacional 2013. Pode falar um pouco do lançamento para a bienal carioca?

ROXANE NORRIS: É bem diferente dos outros dois. Particularmente, a série de ‘Volkodlák’ é a mais densa das três histórias.

TABULA RASA: ‘Immortales’ esgotou a primeira edição e por isso não irá autografá-lo na Bienal RJ. Uma segunda edição já está em vista? Pode falar a respeito, algo novo em relação a primeira? Confirma que irá sair uma continuação?

ROXANE NORRIS: Sim, se esgotou, o que me deixa feliz. E a segunda edição já está na mão da nova editora, tratada com muito carinho. Ele terá uma diagramação nova e subtítulo, Herança, por ter virado uma série. Que, diferentemente de ‘Volkodlák’, será de histórias independentes, dentro do universo de ‘Immortales’. O segundo também já está quase pronto.

Categorias:Anny Lucard, Últimas Notícias, Bienal do Rio, Entrevistas, Literatura, Livros

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

