Mauricio de Sousa apresenta Mônica e sua Turma em um delicioso cordel em quadrinhos

raiozinhoefuriosaA Turma da Mônica embarcou na literatura de cordel e, este ano, chega à XVI Bienal do Livro Rio nos versos melodiosos e cadenciados de O Raiozinho e a Furiosa, lançamento da Editora Melhoramentos. Inusitado, o livro apresenta a história de Raiozinho, contada em versos de cordel, com belíssimas ilustrações em estilo xilogravura.

Típico personagem nordestino, criado por Mauricio de Sousa em parceria com Mário Mattoso, Raiozinho intitula-se “cabra da peste”. A alcunha identifica o povo natural no nordeste brasileiro, valente por lutar contra a fome e a sede desde o nascimento.

Ligeiro, Raiozinho enfrenta de tudo, não teme lobisomem, conquista sereias e, como ele mesmo diz: “Ainda tá pra nascer um cabra que me afronte”. Até que ouve comentários sobre a história de uma garota tão corajosa quanto ele que moraria no sul do país. Seria possível alguém mais audaz e ainda, do sexo feminino?

E, então, depois de muitas dúvidas e expectativas, resolve tirar a história a limpo: compra uma passagem de ônibus e vai ao seu encontro. Antes, porém, conhece alguns de seus amigos: um cara de “cebolinha” recomenda a Raiozinho que não enfrente a garotinha. Outro, o Cascão, pede, não brigue não!

Assim, com todos os alertas, o rapazinho conhece aquela dentuça, gordinha que passa longe de todos aqueles adjetivos. Sem compreender, começa a se aproximar daquela garota doce, meiga e divertida e, em poucas horas, está dando boas risadas junto à moça, ali, sentados no campo de futebol.

Furiosa

Tudo caminhava muito bem quando aparecem uns “grandões” que expulsam o casal para fora do campo e, um deles, agride a garotinha. Ah, mas isso não fica assim não. Com a ajuda de seu coelho Sansão, a dentuça se transforma e mostra a Raiozinho porque é conhecida como “furiosa”.

Orgulhoso por ter conhecido garota tão valente, Raiozinho torna-se amigo de toda A Turma da Mônica e promete a seus novos amigos uma linda história em cordel para ilustrar os momentos que marcaram o início desta bela amizade.

Sessão de autógrafos

Data: 31/08/2013 – sábado

Mauricio de Sousa – Horário: 11h00 às 13h00

Personagens: Mônica e Cebolinha – Horário: 11h30 às 12h00

Serão distribuídas 150 senhas no dia do evento.

XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Quando: de 29 de agosto a 08 de setembro de 2013

Onde: Riocentro – Avenida Salvador Allende, nº 6.555 – Barra da Tijuca

Estande da Editora Melhoramentos: Pavilhão Azul – Stand – H04/I03

 

Anúncios


Categorias:Últimas Notícias, Bienal do Rio, Literatura, Livros, Quadrinhos

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: